Carnaval

Nos passos de Salvador Isaia

"

Surpreendente e emocionante. A Vila Brasil foi consagrada a melhor do Carnaval de Santa Maria. A vitória foi revelada no domingo, por volta das 17h, após tensa apuração na Avenida Liberdade.

Contrariando o favoritismo da Barão de Itararé, a escola de samba somou 199 pontos dos votos dos jurados. A Barão ficou em segundo, com 197,9 pontos, e a Unidos do Itaimbé, em terceiro, com 196,5. Mas a alegria não foi a única a passar pela avenida. Na primeira noite da folia, na sexta-feira, um apagão cancelou os desfiles e prejudicou agremiações.

A Vila Brasil, que venceu a folia pela última vez em 2006, pisou na Liberdade às 3h15min de domingo, para homenagear o fundador das Casas Eny. O enredo partia de um sonho visionário do menino Salvador Isaia durante um Carnaval. Na fantasia, ele via suas paixões, como arte, cultura e religião, desfilando como uma escola de samba. Pierrôs, arlequins e colombinas acompanhavam o pequeno Salvador na comissão de frente. A eles, seguiu-se um mar vermelho de fantasias benfeitas e bem-acabadas, produzidas no barracão da escola _ como gostam de destacar seus componentes, para alfinetar agremiações que compram fantasias usadas de escolas cariocas e gaúchas.

Seguindo a máxima que diz que "Deus mora nos detalhes", os sapatos, motivo da notoriedade do homenageado, foram inseridos com delicadeza no desfile, como na ala das baianas, batizada de "Onde descalço ninguém andaria". Cada integrante portava um calçado em uma almofada, como que oferecendo o mimo aos clientes da arquibancada.

O samba de bom refrão, executado por harmonia afinada e bateria incansável foi outro diferencial da vermelho-e-branco do Km 2. Mas qual seria o diferencial da Vila diante das co-irmãs? Segundo o carnavalesco Luciano Santos, foi o profissionalismo.

_ Nós treinamos nossa mão de obra para usar espuma, inclusive nas fantasias. Além disso, a gente chamou uma equipe de fora para construir os carros e essa equipe ficou aqui treinando cinco pessoas, que já sabem fazer alegorias para 2015. É plantar agora para colher sempre _ diz.

Santos diz que sua intenção era resgatar a glória dos carnavais antigos da Vila. Conforme Alcione Flores do Amaral, filha do fundador da escola, o objetivo foi atingido:

_ Foi o melhor desfile da Vila Brasil. Não temos fantasias luxuosas, mas temos uma comunidade unida.

Guido Isaia, filho do homenageado, desfilou pela Vila e acompanhou a apuração. Ele se disse encantado:

_ É muito emocionante ver uma escola cantando o pai da gente. Agora, eu serei Vila para sempre.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Excesso de chuva causou transtornos no Husm

Próximo

Namorada do prefeito de Alegrete aguarda transferência para Capital

Geral